O trabalho de um síndico não é nada fácil. Cuidar do funcionamento de um condomínio, atender a demanda dos moradores, cumprir com todas as obrigações legais e ainda ter que resolver possíveis conflitos entre moradores.

E se não bastasse tudo isso, ainda existe a vida pessoal do síndico. Vai dizer que não parece que as pessoas de vez em quando esquecem que o síndico tem uma? Pois é.

Conciliar tantas funções não é nada fácil e uma ajuda de vez em quando sempre é bem-vinda. Otimizar o serviço e ainda entregar uma gestão de qualidade é o desejo de qualquer administrador.

Portanto, se você é síndico e precisa de um conteúdo que te ajude a gerenciar o condomínio, veja as dicas que separamos para você melhorar a sua gestão e otimizar os trabalhos.

1 – Com tantas funções é bom definir todos os horários

ID - Blog - definir horario

Na rotina de trabalho de um síndico, algo bem comum são os imprevistos. Ou seja, ter que lidar com todo tipo de problema e a qualquer horário do dia. Acredite em mim, isso pode deixar qualquer um de cabelo em pé.

Além disso, ninguém merece ter que ficar cuidando do problema dos outros até mesmo na hora de descanso. Por isso, é importante ter bem definido todos os dias e horários para realizar os serviços.

Um bom exemplo são as reclamações e solicitações dos moradores. É bom ter um controle sobre isso, se não a coisa vai desandar. Então, separe um dia exclusivo para escutar todo mundo.

Assim, você consegue entender a dificuldade de cada um e sabe o tempo que vai precisar para resolver cada problema. Ter que centralizar todas as reclamações já é difícil, imagina fazer isso sem ter os horários bem definidos.

2 –Todos são fundamentais para o trabalho de um síndico, seja morador, funcionário ou prestador de serviço

Para fazer uma boa gestão do condomínio, todas as pessoas que estão ao seu redor são fundamentais. É preciso manter um bom relacionamento com todos para que haja cooperação e para que as suas decisões sejam respeitadas.

Um bom dia a dia não envolve apenas o síndico, mas também as pessoas que o cercam. Por isso, é importante ser um bom líder e saber lidar com as pessoas evitando as discussões.

Uma dica valiosa para tornar a sua gestão boa e sem problemas sérios: trate todos como parte de um time. Assim, ninguém tem privilégio e todos sentem que o trabalho é pelo bem comum.

3 – Para realizar o trabalho de um síndico, é importante organizar a administração

Ter que pagar as contas de um condomínio não é serviço para qualquer um. Imagina esquecer de pagar a água. Nossa, isso daria um problema gigantesco.

Quantas pessoas ficariam sem tomar banho? Pois é, e nós sabemos como o banho é sagrado para nós brasileiros. Você receberia apenas algumas reclamações.

E o trabalho de um síndico não para por aí. Além da administração, vários outros serviços entram na pauta, como:

  • Envio de boletos para moradores;
  • E-mails informando os condôminos sobre reuniões e outras ações a serem realizadas;
  • Representar o condomínio em ações jurídicas, trabalhistas, financeiras etc;
  • Mediar reuniões de prestação de contas, apresentação de orçamentos e propostas de reformas e melhorias;
  • Treinamento de funcionários;
  • Analisar e fechar o contrato para serviços terceirizados.

Ser desorganizado é um dos maiores erros que um síndico pode cometer. Com tanta coisa a ser feita, é importante manter tudo sob controle para que nada fuja do planejamento.

4 – Uma boa administradora de condomínio pode facilitar, e muito, o trabalho de um síndico

Como temos visto até aqui, gerenciar um condomínio não é nada fácil. No entanto, se tem algo que pode otimizar tanto o relacionamento com os moradores, quanto toda a parte burocrática, é contratar uma administradora.

Ela vai te dar suporte com a contabilidade, gestão dos recursos humanos, cobrança, além de fornecer um apoio legal. Ter que cuidar de tudo isso sozinho é praticamente impossível.

Diversas são as funções que o sistema de uma administradora pode te proporcionar, como:

  • Agendamento de datas, compromissos e vencimentos;
  • Emissão de contratos, boletos e todos os documentos necessários;
  • Protege e guarda todos os dados e informações dos moradores.

Então, busque referências com outros síndicos. Mas não se contente apenas com o boca a boca, conheça as administradoras e entenda todas as vantagens de cada uma.

Conheça o sistema por dentro. Dessa maneira, você vai entender exatamente como ele pode te ajudar. Até porque as pessoas que te fizerem as indicações não sabem quais são as suas necessidades.

ID - Banner - Teste gratis

5 – Monte uma equipe completa para te ajudar

Embora, como síndico, você assuma boa parte das tarefas e seja o maior responsável pelo funcionamento do condomínio, é bom ter uma equipe que te auxilie. Portanto, saiba delegar as tarefas, isso otimizará o seu serviço.

Defina os conselheiros em uma reunião com todos os moradores. Estabeleça também as comissões com autoridade para tomar decisões. A ideia é que sejam criados, pelo menos, um conselho de segurança, um financeiro e um de patrimônio e manutenção.

Entenda o seguinte, delegar não significa que os outros ficarão responsáveis por tudo e você não terá mais função nenhuma. Esse é o momento de definir quem vai fazer o que e também de se certificar que todo mundo está cumprindo as tarefas.

Centralizar todo o serviço não é a melhor saída, você fica sobrecarregado e não consegue realizar um bom trabalho.

O trabalho de um síndico é difícil, mas longe de ser impossível

Um síndico é responsável por quase tudo dentro de um condomínio. Ele é o administrador de tudo e tem a tarefa de manter a ordem. É um serviço extremamente importante.

E é justamente por sua importância que as decisões devem ser tomadas com extrema cautela. Não adianta querer definir tudo sozinho, isso não é bom nem para você e nem para o condomínio.

Acreditamos que os aspectos fundamentais deste trabalho sejam: escolher uma boa equipe de apoio e saber definir quem irá fazer o que. O bem-estar de muitos moradores depende disso.

Portanto, utilize as dicas que preparamos e seja o síndico que o seu condomínio precisa! Qualquer dúvida ou necessidade, entre em contato com a gente. Nossa equipe está preparada para te ajudar!

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)