Muitas vezes não damos importância para um recurso (finito) que é tão importante para a nossa sobrevivência. A água está presente em muitos momentos do nosso dia e é essencial que ela seja preservada.

A água é usada para tudo na nossa rotina. Isso, por consequência, leva a população a desperdiçá-la. Esse desperdício pode ser percebido nas higienes pessoais como, por exemplo, em um simples banho ou ao lavar as mãos e escovar os dentes. As atividades domésticas também geram desperdício: na limpeza das casas ou até mesmo ao lavar a louça. Não temos a noção do quanto de água desperdiçamos. É importante salientar que, ao deixarmos uma torneira aberta por um minuto, esta pode gastar de 12 a 20 litros de água, em média.

Muitas pessoas, sem se dar conta, gastam uma quantidade exagerada de água em suas casas. É realmente impossível conscientizar todas essas pessoas, mas um trabalho efetuado dentro do condomínio pode gerar um resultado muito mais efetivo. Como existe uma grande quantidade de famílias vivendo “agrupadas” dentro do condomínio, cabe ao sindico mobilizar ações que levem mais informações sobre esse assunto para as elas. Além disso, tenha certeza que muitos moradores, movidos pela causa, irão ajudar nessa tarefa.

Dicas para economizar água no condomínio

1 – Definir horários para regar os gramados

O ideal é regar o gramado no período da manhã ou final da tarde. Ou seja, horários que não possuem a presença de sol muito forte.

Isso faz com que a água não evapore, garantindo uma menor quantidade para regar uma área maior.

2 – Reaproveitar a água do banho

É bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício é interessante coletar esta água fria com um balde ou outro recipiente. Desta forma essa água poderá ser reaproveitada em alguma limpeza, ou até mesmo substituir a descarga do vaso sanitário.

3 – Banho adequado

Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água enquanto um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.

4 – Uso da máquina de lavar roupa / louça

A água que sai da lavadora de roupas pode ser utilizada para outras tarefas: lavar a casa, quintal e calçadas da casa. Uma máquina de lavar, com capacidade de lavagem de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água a cada vez que é posta em funcionamento, não importando a quantidade de roupa que estiver dentro dela. Portanto, ligue a máquina apenas quando estiver com muita roupa. A máquina de lavar louça também deve ser utilizada da mesma maneira.

5 – Escovando os dentes / lavando a louça

Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada. Se possível, utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação. No caso da louça, o registro só deve ser aberto para o enxágue de todo conteúdo que fora ensaboado e escovado anteriormente.

6 – Lavando frutas, verduras e legumes

Ao lavar frutas, verduras ou legumes utilize uma panela de água e economize muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta. E mais, após, utilize a mesma água para regar as plantas.

7 – Verifique as instalações hidráulicas

Observe o registro de água, assim como a quantidade de água gasta por mês. Chame um técnico para analisar se há vazamentos, já que eles podem ser responsáveis por grande desperdício. Além disso, preste atenção ao fechar a torneira ou chuveiro, pois eles podem ficar parcialmente abertos, gastando água.

8 – Não lave a calçada com mangueira

Evite lavar a calçada com mangueira. Procure varrer com a vassoura e, caso precise lavar, reutilize a água da lavagem das roupas na máquina de lavar ou a que armazenou do chuveiro.

9 – Regar as plantas com regador ao invés de mangueira

Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida para economizar.

Lembre-se de que, apesar dos dias secos e da falta de chuva, você também exerce influência na disponibilidade de água. Atitudes conscientes são fundamentais para garantir que água de qualidade continue disponível!

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)