Search
Close this search box.

Grupo de WhatsApp no condomínio é uma forma eficaz para comunicação?

Compartilhe com amigos:

Sendo ele o maior aplicativo de comunicação do mundo, o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de usuários, apenas no Brasil (dados: 2021).

Assim, sua funcionalidade inicialmente era basicamente oferecer um serviço prático de  comunicação instantânea por mensagens diretas, fotos, vídeos e áudios, a partir de uma conexão com a internet dos usuários e cadastros na plataforma.

Mas, posteriormente trouxe funcionalidades de chamada de voz, chamada de vídeo, gifs, acesso pela web, figurinhas, gifs, entre outros.

Com isso, é comum que existam grupos de cadastrados para as mais variadas funções e necessidades, inclusive para condomínios.  

Como funciona o grupo de WhatsApp para condôminos? 

Em relação ao condomínio, muitos procuram organizar um grupo de WhatsApp, tanto para moradores estabelecerem informações, recados, e organizar cada apartamento, tanto para os funcionários, síndicos, administradores, entre outros.

No entanto, por sua facilidade de acesso, praticidade na comunicação e inúmeras funções gratuitas, o WhatsApp tornou-se aliado desses indivíduos.

Normalmente, o grupo de WhatsApp funciona por cada prédio, com todos os moradores dos apartamentos ou em um grupo também apenas para o condomínio todo.

A partir daí, iniciam-se recados, informações e demais comunicações de interesse mútuo. 

Regras no grupo de WhatsApp para condomínios?  

As regras obviamente podem variar de grupo para grupo, mas em grande  maioria, o próprio WhatsApp como rede social já informa que algumas diretrizes  em relação a direitos humanos e demais leis relacionadas aos conteúdos e  mensagens já são impostas, no qual a própria plataforma não aceita.

Com isso, cada administrador do grupo informa aos seus participantes, podendo inclusive deixar fixo na descrição do grupo, suas regras; sejam elas para mensagens apenas de interesse mútuo, informações relevantes sobre o condomínio, evitar uso de imagens impróprias, evitar brigas e discussões, ou até mesmo impor apenas administradores como comunicadores.

Principais prós e contras de utilizar o WhatsApp como forma de comunicação entre os residentes 

Os prós são muitos, pois é uma rede social bastante acessível; o WhatsApp garante facilidade de comunicação, funcionalidades variadas, praticidade de uso, comunicação instantânea, uso em aplicativo e web, inclusão de muitos usuários em grupos, mensagens sem limitações, entre outras.

Mas os contras, são bem objetivos, mas relevantes. O WhatsApp não garante 100% de  proteção dos dados, pois é possível que a rede social perca informações ou seja invadida, não garantindo a segurança total da comunicação dos condomínios, além do descontrole na comunicação dos usuários, cadastros por números pessoais, informações perdidas, entre outros.  

O aplicativo de comunicação WhatsApp não é focado para todas as necessidades dos residentes, sendo assim, é uma forma eficaz de comunicação? 

Primeiramente, não se pode afirmar que o WhatsApp não é uma forma eficaz de comunicação, visto que basicamente a função de gerar a disponibilidade de comunicação por mais variados meios, a plataforma pode garantir.

Entretanto, pode-se considerar que para todas as necessidades e seguranças que deve-se possuir para a comunicação de um condomínio, a plataforma não pode garantir. 

Resumindo, é por esse fator, que é possível investir em plataformas focadas em sistemas de  condomínio, que garantem além da comunicação, segurança e proteção de  dados e informações. O Sistema SIN é uma dessas plataformas.  

Sistema SIN – Todos os serviços de comunicação e organização de forma simples, acessível e prática, focando em condomínios 

O Sistema SIN é considerado um dos sistemas mais eficazes, seguros e com garantia de qualidade.

A partir de um cadastro por residente (com controle de acesso), não apenas para comunicação, mas para fornecer funcionalidades de um aplicativo destinado a todos.

Oferecendo também: consulta de cobranças, recados, reservas; suporte via  chat; áreas para comunicação apenas de síndicos destinados a residentes; 

leituras de consumo de água e gás, e muito mais. Um serviço completo para  quem procura tudo em um único sistema. 

Compartilhe com amigos:

Não perca nem um dos nossos conteúdos

Assim como você, odiamos spam 😄

Acesse agora mesmo o SIN+

O teste é grátis e sem compromisso!

Você pode gostar