A portaria do condomínio é como se fosse a entrada da própria casa do morador, afinal de contas, é o primeiro lugar que ele passa até chegar à sua casa em condomínio em SP. Por isso, ela deve estar organizada, limpa e oferecer segurança ao porteiro e aos moradores.

Nesse texto trouxemos a organização para a portaria do condomínio, ou seja, explicações de como deixá-la confortável, segura e moderna. Continue lendo!

Para começar

Como normalmente a portaria do condomínio tem um profissional (ou mais) trabalhando para garantir o acesso somente de pessoas autorizadas, além de manter tudo em ordem, o ambiente precisa oferecer as condições necessárias para ele exercer o seu papel.

O local deve ser fechado, com sistema de comunicação eficiente para dentro e para fora, ter uma bancada para os equipamentos necessários, iluminação adequada, ventilação e um assento ergonômico por funcionário.

Controle de entrada e saída

É comum o porteiro conhecer quem são os moradores do condomínio, contudo, na dúvida, solicitar a identificação é a melhor saída. Já para visitantes e prestadores de serviços, o porteiro, assim como os moradores, deve ficar ainda mais atento. 

O pedido do nome, o motivo para visitar o condomínio, por quem procura e qual apartamento a pessoa indicada reside, são as principais perguntas. Após conferir as informações com a pessoa mencionada, o porteiro pode liberar a entrada. Caso a pessoa não esteja no apartamento, o porteiro não deve liberar a entrada do visitante.

Segurança 

Câmeras 24 horas devem fazer parte não apenas para manter organizada a portaria, mas principalmente oferecer segurança ao porteiro e moradores do condomínio. Atualmente, existem modelos de câmeras capazes de identificar o rosto das pessoas com alta precisão, elevando o nível de segurança do local.

Outra questão interessante que a tecnologia permite aumentar a segurança do condomínio são os aplicativos para o registro de entradas e saídas. Isso mesmo, essa é mais uma ferramenta que ajuda na segurança do condomínio.

Correspondências

Em condomínios menores é comum o carteiro ou os entregadores de mercadorias deixarem a correspondência para o porteiro. No entanto, para melhorar a organização desse serviço, os condomínios têm instalado caixas de correspondências, ou armários, com a identificação de cada apartamento. Dessa maneira, a entrega fica mais organizada, assim como o porteiro ganha tempo para realizar as demais atividades. 

Para se ter uma ideia, alguns modelos de armários já trazem mais espaço e “entradas” maiores para revistas e jornais. Em contrapartida, caixas grandes que precisam passar pela portaria, só entram depois de o contato feito com o correspondente.

Se possível, instale uma guarita

Muitos condomínios possuem uma guarita antes de chegar à portaria. O profissional que está na guarita é o primeiro contato de quem quer entrar no condomínio. Logo, é ele quem tem a responsabilidade de checar as informações que citamos anteriormente. 

Do mesmo modo que o porteiro, o trabalhador da guarita precisa de condições de trabalho e segurança para trabalhar, a começar por uma cabine fechada, assento ergométrico, câmeras de segurança e, se for habilitado, uma arma.

Organizar uma portaria de condomínio se torna fácil quando o porteiro e os moradores têm um bom relacionamento. Condições de trabalho, segurança, controle de entrada e saída e se possível uma guarita, são pré-requisitos para a organização da portaria na casa em condomínio para alugar.

Lembrando que os porteiros têm seus direitos de acordo com as leis trabalhistas. Então, é importante que o síndico os profissionais as conheçam e respeitem. 

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