Todo condomínio precisa de um síndico pois é ele quem gerencia todo funcionamento do condomínio. A gerência de um bom representante dos moradores garante: segurança, bem-estar e cumprimento das leis.

Mas, o que é e quais são os deveres do síndico? Neste artigo vamos te mostrar como funciona na prática.

O que é um síndico?

O síndico é uma pessoa de sexo masculino ou feminino escolhido através de uma votação na assembleia do condomínio. Por gerenciar e garantir a tranquilidade de todos, o síndico responde civil e criminalmente por sua administração no período exercido.

Quais são os deveres do síndico?

O síndico tem direitos estabelecidos por lei para gerenciar e administrar tudo que acontece no condomínio, abaixo você verá os principais deveres:

1. Garantir a manutenção do condomínio com prestadores de serviço

Não apenas gerenciar, mas também é dever do síndico controlar e orçar as manutenções do condomínio, sempre visando serviço de qualidade por um preço justo.

É ele quem contrata prestadores de serviço como: pintores, faxineiras, eletricistas, encanadores, ou seja, tudo para que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida em sua residência. 

2. Atua na defesa do condomínio

Esse é o principal dever de um síndico pois sobre qualquer circunstância ele deve defender os interesses do condomínio representando ativamente os direitos e sua defesa.

Confira neste link os 5 maiores erros de um síndico que devem ser evitados.

3. Cobrar devedores também é o seu dever

Também é de total dever do síndico cobrar inadimplências de taxa de condomínio ou outras taxas que possam não estar inclusas aos inquilinos. Pautando sempre pela ética e respeito as cobranças devem ser sempre feitas de forma respeitosa.

No caso de não haver um acordo pacífico, também cabe ao síndico usar a lei em seu favor para cobrança de inadimplência.

As contas em dia garantem perfeito funcionamento do condomínio, harmonia entre os moradores e uma situação financeiramente positiva, pois, sem inadimplências ele consegue administrar melhor a verba para pagar as contas do condomínio e garantir os benefícios aos inquilinos.

4. É responsável por fazer as reuniões de assembleia

É de suma importância as reuniões de assembleia, sobretudo que ocorra ao menos uma vez ao ano. São essas reuniões que o síndico escuta a todos os moradores bem como reclamações, melhorias ou sugestões para questões do condomínio. 

São nessas reuniões também que há uma maior aproximação entre síndico e moradores, lá ele tem o contato direto e consegue ouvir os mais diversos tipos de pessoas, além de conhecer, também consegue estar por dentro dos interesses de todos.

5. Garantir a segurança de todos os moradores

Condomínios são bem conhecidos pela segurança que proporcionam e isso é dever do síndico garantir a segurança de todos investindo em equipamentos de segurança bem como: câmeras, interfones, portaria 24h, cadastro de visitas entre outros.

O SIN te ajuda a manter tudo em ordem

Com o SIN – Software de Gestão para condomínios o síndico consegue resolver diversas questões bem como: comunicação com a portaria, com os moradores, questões financeiras tudo para garantir um excelente gerenciamento de forma muita mais facilitadora e menos burocrática.

Utilizando o SIN o síndico consegue atender todos os moradores com um suporte rápido e com eficiência na resolução dos problemas.

Você pode contar com:

  • Parceria com PJ Bank integrado ao sistema de emissão de boletos;
  • Facilidade e segurança para pagar as faturas;
  • Conta com uma área para os síndicos postarem comunicados ou informativos (tanto de forma privada quanto para condomínio todo) ou seja, máxima discrição para não causar nenhum transtorno ao morador.

Com o SIN você tem a tecnologia na palma da mão para resolver os seus problemas com alguns clicks.

Faça um teste grátis e saiba mais!

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)