Entende-se por zelador justamente o profissional que zela pelo condomínio e todas as questões atreladas a ele. É o zelador quem trata de manter a ordem e o bom funcionamento das atividades do condomínio, veja agora tudo que um zelador faz.

Como se tornar um zelador? 

Antes de entender as funções do zelador de condomínio é importante entender como se torna um. 

O primeiro passo é justamente ter noções de gerenciamento de condomínio, ser organizado para fazer os planejamentos mensais, e claro, um excelente relacionamento interpessoal.

Ao contrário do síndico que para ser eleito tem que contar com os votos dos membros da assembleia, o zelador não precisa.

Contudo, precisa ter curso específico na área de zeladoria, tem que ter noções de elétrica e um bom excel na organização e pauta das atividades.

E as funções do zelador no condomínio?

As funções atribuídas por lei a um zelador são inúmeras, mas o que podemos entender é que ele fiscaliza as ordens do síndico e vê se estão sendo devidamente cumpridas.

Todo e qualquer problema que ocorrer também é função do Zelador informar para o síndico para tomar as devidas providências e resolução do problema. 

É dever do zelador

O zelador tem o dever de transmitir toda e qualquer ordem ou recado que o síndico tenha deixado, é ele quem ouve os moradores bem como reclamações ou sugestões.

Ele quem fiscaliza as instalações, pinturas, vencimento de extintores e confere também calendários de férias da equipe interna.

Não confunda Zelador com Síndico

As comparações desses dois profissionais é muito comum de ocorrer, o síndico é quem responde civil e criminalmente por todas questões de segurança, estrutura e organização do condomínio.

Confira neste link quais são os principais deveres do síndico.

O zelador por sua vez tem o dever de fiscalizar todas as questões acima na ausência do síndico. E não, ele não é e nem deve ser considerado um vice-síndico ele apenas verifica o problema e repassa ao síndico para resolver.

E a rotina do Zelador, como funciona?

Assim como qualquer outro trabalhador, o síndico também tem uma agenda de compromissos para cumprir, geralmente as mais citadas são:

  • Conferência dos elevadores, verificar se estão funcionando;
  • Limpeza das dependências do condomínio;
  • Checar relógios de água, bombas, equipamentos e produtos para piscina;
  • As lâmpadas estão todas funcionando.

O ideal nesses casos é contar com um profissional proativo, ou seja, que busque solucionar com rapidez e propondo sempre manutenções em todas as áreas do condomínio.

Para isso é essencial que o zelador seja uma pessoa estrategista e que goste de desafios.

Com o SIN o trabalho do Zelador fica muito mais fácil

Para executar todas essas tarefas diariamente, sabemos que não é fácil, mas com o SIN você conseguirá executar tudo que precisa ser feito sem complicação.

Com o SIN você pode desfrutar das melhores soluções em condomínio, veja:

  • Cadastro de cada residência e morador, com controle de acesso de cada um;
  • Controle das reservas de áreas e eventos por meio de um calendário organizacional;
  • Agenda e calendário;
  • Aplicativo SIN Consumo – para síndicos e zelador.

Não esqueça mais nenhum compromisso relacionado ao seu condomínio, receba avisos com antecedência por e-mail e na própria plataforma, de tudo que estiver planejado a curto e médio prazo.

Faça um teste grátis e saiba mais!

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)