Não é nenhuma novidade que um dos maiores motivos de indivíduos e principalmente famílias, investirem em condomínios, é devido a segurança que  o mesmo tende a proporcionar.

Seja com uma equipe preparada logo na entrada (recepção, portaria), de porteiros, síndicos, zeladores, seguranças ou mesmo gerentes prediais e obviamente, equipamentos de segurança para entrada de veículos, regras para visitantes, comunicação da portaria para autorização de entrada e principalmente câmeras de monitoramentos. Mas, ainda sim muitos procuram por investimentos para somar como uma maior eficácia 

O investimento em segurança é cada vez mais necessário, mesmo em  condomínios? 

Na prática, é cada vez mais indispensável investir em segurança, principalmente em condomínios que trata-se de um espaço de moradia, compartilhamento de ambientes e de vasta circulação de pessoas (moradores,  visitantes, funcionários, entregadores, entre outros).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil está na nona posição de países que mais sofrem com homicídios no mundo; e quando trata-se de roubos, há uma taxa de 518 roubos por 100 mil habitantes, apenas em 2021.

Expondo residentes, visitas e funcionários aos riscos da criminalidade, mesmo com a portaria do condomínio, é importante dobrar a segurança.  

O condomínio é obrigado a fornecer segurança? 

Segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), logo após a efetiva posse do condomínio e contrato realizado, o pagamento do condomínio já iniciou. Neste  pagamento, estão inclusos serviços de despesas condominiais, serviços,  manutenção, e principalmente melhorias, como o investimento em segurança.

A garantia de segurança deve vir por parte da portaria e funcionários que irão agir na organização de visitantes, entregadores, trabalhadores e moradores, e claro,  deve haver parte de investimento em tecnologias de segurança; tudo incluso no  investimento do condomínio (com exceção de alguns serviços terceirizados ou  “a mais”).

É possível investir em segurança do próprio apartamento sem ligação direta com o condomínio?  

Qualquer indivíduo pode investir em equipamentos e tecnologias de segurança em seu apartamento e pertences particulares.

A propriedade privada garante o direito de investimento para aprimorar a segurança, entretanto, quando  envolver o espaço compartilhado, ou espaço de terceiros (como é o caso de um condomínio) é necessário que síndicos e demais funcionários sejam informados, como uma forma de garantia.

Mas, é importante lembrar, o investimento particular é unicamente responsabilidade do indivíduo que o contrata. 

Quais as principais soluções de segurança para condomínios? 

Como foi dito anteriormente, o condomínio possui a “vantagem” de  possuir métodos mais eficientes de organização e monitoramento de todos os  indivíduos que possuem acesso aos ambientes e prédios.

São investimentos que resultam em eficiência a curto prazo, por um valor não tão alto, principalmente em comparação com os riscos da criminalidade apresenta.

Pode ser feito a contratação de profissionais especializados em segurança e monitoramento (seguranças e porteiros); equipamentos de segurança como: câmeras, portões eletrônicos com acessos exclusivos e interfones; controle de acesso e restrições a desconhecidos/funcionários não autorizados, e em alguns casos, empresas de segurança terceirizadas. Investimentos simples e com resultados imediatos. 

Como solicitar um investimento maior na segurança do condomínio? O  Sistema SIN é seu aliado! 

O investimento no Sistema SIN além de proporcionar uma plataforma de controle de segurança, horários, reservas e visitantes, ainda pode ser um canal de comunicação de residentes para com síndicos, administradores e porteiros. 

Ainda que haja a possibilidade de investir de forma particular, será mais uma despesa, e com garantia apenas de determinados ambientes, visto que a  propriedade é compartilhada em alguns espaços do condomínio. O que pode ser feito é solicitar aos síndicos e demais administradores, um investimento de segurança de maior qualidade e eficácia.

Uma das apostas é uma reunião de moradores, solicitando em forma de documento ou petição, a realização de um investimento em segurança, apresentando argumentos e fatos que confirmem a necessidade, com a assinatura de todos os residentes, apresentando maior credibilidade e posicionamento.  

Com a petição ou solicitação desse investimento, o condomínio pode optar pela forma mais eficiente e adequada para o que foi solicitado.

Seja o investimento em seguranças e vigias noturnos, equipe de portaria mais qualificada e preparada para evitar golpes e invasões, empresas terceirizadas focadas em segurança e proteção, ou mesmo investir em tecnologias de monitoramento e organização na segurança.

É uma questão investir e organizar, uma opção de investimento acessível é o Sistema SIN, que oferece serviços de comunicação entre moradores, síndicos e porteiros, controle e bloqueio de acesso e principalmente o controle maior da segurança dos residentes. Invista e conheça o único. 

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário