A assembleia de condomínio é um evento muito importante para apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo síndico e propor melhorias que possam ser úteis para todos.

Neste artigo, vamos explicar o que é a assembleia de condomínio, qual a sua importância e como ela pode auxiliar na gestão condominial e no planejamento de ações. 

Siga a leitura e confira!

icondev sin

O que é assembleia de condomínio e qual a sua importância?

A assembleia de condomínio é uma reunião entre condôminos para discutir sobre as questões administrativas do condomínio, apresentar contas e novos projetos, sugerir melhorias e debater sobre o trabalho realizado pelo síndico. 

Esse momento é muito importante para que todos saibam sobre o trabalho que vem sendo realizado e também possam sugerir e apresentar novas ideias – que estejam dentro das leis internas – e que são fundamentais para o bom funcionamento do condomínio. 

pessoas reunidas para uma assembleia de condomínio


É na assembleia, por exemplo, que são tomadas decisões em conjunto, por isso, a presença de todos os moradores é imprescindível para que todos possam apresentar seu próprio ponto de vista, debater e fazer com que a decisão final seja unânime e benéfica a todos.

Existem três tipos de assembleia de condomínio:

  • Assembleia Geral Ordinária: deve ocorrer obrigatoriamente pelo menos uma vez por ano e é focada em temas como a prestação de contas, aprovação das despesas dos últimos 12 meses, previsão orçamentária para o próximo ano, eleição de síndico, subsíndico e conselho fiscal. Também serve para fazer alterações na convenção de condomínio;
  • Assembleia Geral Extraordinária: ocorre sem uma periodicidade pré-determinada e tem como objetivo discutir e aprovar despesas emergenciais e assuntos gerais. A convocação para participar desta assembleia pode ser feita assim que surgir a necessidade ou urgência;
  • Assembleia Geral de Instalação: é a primeira reunião feita pelo condomínio, para apresentar a criação dele e eleger o primeiro síndico e a equipe condominial.

A assembleia pode ser muito útil para a gestão condominial e pode facilitar o trabalho de um síndico, pois é nesse momento que o síndico pode se inteirar das ideias e manifestações dos moradores e propor mudanças que possam ser benéficas para todos.

O SIN pode ajudar na convocação da assembleia de condomínio

O SIN – Software de Gestão para Condomínios facilita a relação entre síndicos e condôminos, trazendo também mais praticidade na hora de administrar contas, documentos e outros eventos.


Entre as inúmeras funcionalidades do SIN, destaca-se a praticidade na hora de enviar comunicado aos condôminos sobre reuniões e assembleias de condomínio, além do controle completo de reservas e locações de áreas comuns.



Faça agora mesmo um teste gratuito do SIN e confira as possibilidades que o sistema apresenta.

ID - Banner - Blog


0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)