Ser sindico implica em absorver uma grande responsabilidade em relação às tarefas de gestão do condomínio. Mas, além das atividades já conhecidas da profissão/função, é importante se atentar nas pequenas coisas, para se ter uma gestão tranquila e harmoniosa. Separei alguns pontos que, se não forem considerados, podem gerar grande prejuízo à administração.

Para que o período como síndico aconteça de forma tranquila, organizada e sem deixar nada de fora, veja quais os maiores erros cometidos na gestão de condomínio e como preveni-los.

1 – Desorganização financeira

Muitos síndicos, por falta de tempo ou conhecimento, costumam não ser organizados com as finanças do condomínio. Perdem datas de pagamento, pagam juros, não fazem as cotações necessárias antes de realizar uma compra.

É indispensável que se faça uso de um software para registros e acompanhamento das movimentações do caixa do condomínio, para que o síndico acompanhe e preencha tudo com rigor.

As finanças do condomínio devem ser bem transparentes aos moradores, para que sua gestão não corra riscos.

Por isso há necessidade de um preparo, tanto para ter as informações corretas e saber a situação financeira do condomínio quanto para a prestação de contas obrigatória para o condômino.

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2 – Atenção às normas de condomínio

O Código Civil foi elaborado com requisitos básicos de organização para que possa haver uma convivência harmoniosa dentre os condomínios. Depois do Código Civil vem a Convenção ou Estatuto) do Condomínio que estipula mais algumas regras e boas práticas. É extremamente importante que o síndico tenha conhecimento dessas Leis e das regras que constam da convenção para que ele possa cobrar, fiscalizar e, se necessário, multar quem não anda de acordo. A falta de atenção a este assunto retira a credibilidade da função do síndico a abre a possibilidade de processos judiciais por parte de moradores que se sentirem lesados.

3 – Falta de Comunicação

Grande parte dos problemas poderiam ser resolvidos apenas com uma comunicação melhor. Muitos síndicos têm muita dificuldade em se comunicar de forma efetiva com os moradores e isso causa muito descontentamento. É dever do síndico fazer com que a informação seja disponibilizada aos condôminos que pagam a taxa condominial todos os meses. Isso fará com que se reduza a desconfiança em relação à sua gestão. Situações simples como coleta de lixo seletivo, horário de silêncio e mudança de funcionário na portaria precisam ser avisados pois, qualquer pequena mudança, pode causar transtornos no dia-a-dia das pessoas.

4 – Ausência do síndico

Diversas vezes o síndico não está presente para resolver alguma situação especifica. Isso não pode impedir que ele fique a par a situação e a possa resolver assim que possível. É importante que, depois de resolvido, todos envolvidos sejam comunicados para que saibam que o síndico está presente.

Quando o síndico não pode estar muito no condomínio ou ele é um síndico Não Morador, medidas alternativas devem ser tomadas: eleger um auxiliar, responsável ou subsíndico que esteja mais presente deve ser considerado. Além disso, é importante que se invista em tecnologias que aumentem a facilidade de comunicação e reduza a necessidade de deslocamentos para que haja efetiva atuação.

5 – Falta de manutenção regular

Precisa existir um controle rígido das manutenções preventivas do condomínio e isso deve ser feito pelo síndico. A falta de manutenção causa, na maioria das vezes, riscos sérios para os moradores. Além disso, quando não se faz manutenção, os desgastes que poderiam ter sido controlados geram uma grande despesa para execução do reparo. Por isso deve existir um bom planejamento e gestão das manutenções preventivas, de forma que se evitem problemas maiores.

Tenho certeza que, seguindo essas 5 dicas, você terá uma gestão muito mais leve e harmoniosa.

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