A manutenção predial de condomínios é muito importante para detectar, corrigir problemas e manter a funcionalidade das construções.
Neste artigo, vamos definir esse conceito, falar sobre sua importância e como ela pode ser aplicada em condomínios.
Continue a leitura para saber mais!
O que é a manutenção predial de condomínios?
A manutenção predial é um conjunto de atividades que devem ser realizadas para garantir o bom funcionamento e a segurança de uma edificação.
As atividades são compostas por avaliação, manutenção e correção nos sistemas, equipamentos e áreas comuns de um prédio.
Essa prática ajuda a detectar falhas e problemas, atende as exigências de segurança e garante melhorias para as construções.
A manutenção predial é responsabilidade dos síndicos e administradoras de condomínios.
Como fazer a manutenção predial em condomínios?
A manutenção predial deve ser aplicada de acordo com a Norma para manutenção de edificações da ABNT.
Para isso, é preciso implantar um um plano de gestão e manutenção, que institui uma série de rotinas à administração do prédio, apontando quando cada componente da infraestrutura precisa ser revisado.
Esse planejamento é elaborado a partir de uma inspeção técnica e envolve profissionais especializados, o síndico e os usuários da edificação.
Os síndicos ou administradores podem contratar empresas que cuidam de toda a manutenção, oferecendo ou terceirizando os serviços definidos pelo plano.
A não realização de manutenção predial pode acarretar a responsabilização civil dos síndicos e administradoras, além de oferecer riscos e falta de segurança aos moradores.
Tipos de manutenção predial
São três tipos de manutenção predial de condomínios: preditiva, corretiva e preventiva.
A manutenção preditiva tem o objetivo de estudar os sistemas e equipamentos que compõem a edificação.
A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de prevenir ou impedir falhas de desempenho das instalações ou equipamentos.
Já a manutenção corretiva diz respeito à correção de erros e desgastes que foram detectados em equipamentos e instalações do prédio.
De modo geral, a manutenção predial de condomínios é responsável pela segurança e pelas funcionalidades de todo o prédio, garantindo a qualidade da construção tanto para administradores quanto para os moradores.
Para conhecer dicas que podem facilitar a gestão de condomínios, confira o artigo que publicamos recentemente sobre os cuidados na hora de fechar um contrato com um sistema de gestão.
Otimize a gestão do seu condomínio com o SIN
O SIN – Software de Administração de Condomínios é ideal para administradoras ou síndicos que querem organizar e automatizar os processos de gestão condominial.
Dentre suas tantas funcionalidades do SIN, destaca-se a leitura do consumo de gás e água individualizado e também o controle financeiro completo dos gastos com manutenção predial de condomínios.
Além disso, o software também conta com o módulo agenda, que facilita a comunicação entre condôminos e a divulgação de lembretes sobre obras e manutenções prediais.
Acesse o link a seguir para saber mais sobre cobrança de água individualizada em condomínio.
Faça um teste grátis e confira as vantagens dessa plataforma inovadora.