Acompanhar a saúde financeira de um empreendimento é muito importante para compreender as despesas, identificar as necessidades e manter as contas em dia.

Mas você sabe como fazer uma conciliação bancária e como ela se aplica em condomínios? 

Neste artigo, vamos explicar o que é a conciliação bancária e ajudar você a aplicar esse método em condomínios.

Continue a leitura e confira!

O que é uma conciliação bancária?

É uma forma de controlar os aspectos financeiros de uma empresa e tem o objetivo de verificar se está tudo correto no controle econômico interno ou se existe inconsistência de dados. 

Em outras palavras, é o ato de comparar o extrato da conta corrente da empresa com o controle financeiro interno.

Esse cuidado é essencial para manter a empresa funcionando e para conseguir manter as contas em dia, sem dívidas e problemas. 

icondev sin

Como fazer uma conciliação bancária?

Ao explicar como fazer uma conciliação bancária, é indispensável destacar que esse é um processo rotineiro, ideal para acompanhar as entradas e saídas financeiras. 

Essa rotina pode ser semanal, mensal ou até mesmo semestral, dependendo da demanda e organização da empresa. 

No caso dos condomínios, o ideal é que esse controle seja feito diariamente, podendo ser feito por meio de planilhas ou softwares.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o software é uma solução que oferece mais exatidão e otimiza a gestão do tempo dos síndicos, administradoras de condomínios e também do conselho fiscal.

Acesse o link a seguir para entender qual é o papel do conselho fiscal no condomínio.

cartão de crédito sendo compensado para ilustrar como fazer uma conciliação bancária

É necessário criar o hábito de registrar todas as movimentações financeiras, guardar recibos, notas fiscais, extratos bancários, comprovantes de pagamento, depósitos e transferências.

Depois, fazer a conferência de saldo e também de datas, para confirmar se não há desencontro ou erro.

Em caso de qualquer divergência entre os dados do controle interno e da conta bancária, é preciso corrigir o quanto antes. 

SIN facilita o processo de conciliação bancária em condomínios

O SIN – Software de Administração para Condomínios melhora e facilita a gestão financeira de condomínios.

Geração de boletos, cobrança online, emissão de demonstrativos financeiros, fluxo de caixa, fluxo financeiro, além da conciliação bancária, é claro, são algumas das funcionalidades inovadoras que o sistema oferece.

Além de ter controle financeiro completo do condomínio, é possível acessar a plataforma a qualquer momento e em qualquer lugar, de forma rápida e prática. 

Em relação às conciliações bancárias, é importante destacar que o SIN realiza importação de arquivos OFX das movimentações bancárias de forma prática e intuitiva. 

O OFX (na tradução, significa Intercâmbio Financeiro Aberto) é um tipo de arquivo usado para armazenar informações financeiras e é um grande facilitador para o trabalho contábil de síndicos e administradoras de condomínio.

Faça um teste grátis e confira as vantagens de investir nessa tecnologia.

Agora que você já entendeu como fazer uma conciliação bancária pelo SIN, acesse o link a seguir para saber como verificar as contas do condomínio através do software.

ID - Banner - Blog
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)