A prestação de contas de um condomínio é uma tarefa que deve ser feita por síndicos e administradoras de forma simplificada, organizada e transparente, para que todos os condôminos consigam acompanhar e ter acesso facilitado à saúde financeira do local onde residem.

Mas qual é a forma mais indicada para síndicos e administradoras de condomínios prestarem contas das despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio aos moradores? 

Continue a leitura deste artigo que o SIN – Software de Gestão para Condomínios preparou e confira 3 dicas de como verificar as contas do condomínio e evitar fraudes, dívidas e outros problemas financeiros condominiais.

3 dicas de como verificar as contas do condomínio

1 – Organização 

Organização é uma característica essencial para síndicos e administradoras de condomínios.

Criar pastas para arquivamento de notas fiscais, relatórios e outros documentos contábeis são ações que podem facilitar a prestação de contas de um condomínio.

como verificar as contas do condominio em pastas com documentos

As pastas e os documentos devem ser devidamente nomeados e arquivados em locais seguros e organizados, oferecendo facilidade e rapidez ao acesso nos casos em que algum morador, membro do conselho ou outro profissional que faça parte da administração condominial precisar consultar os materiais.

Disponibilizar os documentos, orçamentos, comprovantes e relatórios financeiros do condomínio em um ambiente online aos moradores também é uma dica importante que pode otimizar ainda mais o trabalho de síndicos e administradoras de condomínios.

O acesso online aos documentos financeiros condominiais é uma excelente forma de como verificar as contas do condomínio.

Nesse sentido, o SIN – Software de Gestão para Condomínios é uma plataforma online de controle financeiro empresarial que conta com inúmeros recursos e rotinas que podem tornar a gestão financeira de condomínios menos burocrática, facilitando o acesso às informações.

2 – Conselho Fiscal do Condomínio

O papel do Conselho Fiscal no condomínio é fiscalizar/auditar e oferecer apoio à contabilidade condominial feita pelo síndico ou administradora.

Dessa forma, os condomínios que possuem um Conselho Fiscal correm menos riscos de fraudes e outros problemas financeiros.

Sendo assim, a criação de um Conselho Fiscal pode ser considerada como uma ótima dica sobre como verificar as contas do condomínio.

Lembrando que a contratação de auditoria externa também pode ser solicitada nos casos em que o Conselho Fiscal do condomínio detectar alguma irregularidade.

3 – Assembleias para prestação de contas

A promoção de reuniões de condôminos (assembleias) para apresentação do balancete condominial (mensal ou anual) é uma excelente maneira de divulgar a contabilidade de um condomínio.

É através dele que os moradores conseguem ficar a par do fechamento mensal da contabilidade do condomínio onde moram, as entradas e saídas e financeiras, e os respectivos orçamentos e comprovantes de pagamentos das contas, como seguros e impostos, por exemplo.

Além disso, é uma boa ocasião para o síndico, administradora e Conselho Fiscal recolherem sugestões ou reclamações dos moradores sobre questões do dia a dia que demandam investimentos e gastos com o condomínio.

Como verificar as contas do condomínio através do uso do SIN

O SIN é uma plataforma que oferece controle financeiro empresarial e otimiza a gestão financeira de condomínios.

Elaboração e emissão de boletos avulsos, acordos, fluxo de caixa, fluxo financeiro, conciliação bancária e controle de cheques são algumas das funcionalidades que o SIN oferece aos seus usuários.

Com o SIN a gestão de condomínios se torna muito mais prática e simplificada.

Faça um teste grátis e solicite um orçamento!

ID - Banner - Blog


0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)