O balancete condominial é um documento essencial para que exista transparência e organização no trabalho de um síndico ou administradora de condomínio.

Através dele é possível analisar e entender onde está sendo investido e destinado o valor da taxa condominial paga mensalmente pelos moradores, servindo como um demonstrativo fundamental para que a prestação de contas de um condomínio seja executada de maneira ética e correta.

É a partir da leitura do balancete condominial que os moradores ficam a par do fechamento mensal da contabilidade do condomínio que eles residem, das entradas e saídas e financeiras, lembrando que algumas administradoras de condomínio costumam apresentar esses dados apenas anualmente.

Mas quais são as informações básicas que um balancete mensal de condomínio deve informar e como prestar contas de maneira assertiva? 

É o que você vai descobrir ao longo deste post que a SIN Gestão para Condomínios elaborou para você.

Quais são as principais informações que devem ser apresentadas em um balancete condominial?

  • Listagem dos condôminos adimplentes e inadimplentes;
  • Valor arrecadado a partir dos aluguéis das áreas comuns do condomínio;
  • Apresentação das despesas e receitas, como por exemplo, os gastos com folhas de pagamento, contratos de prestação de serviços, impostos, seguros, água, luz, obras ou consertos emergenciais;
  • O balancete condominial deve incluir como anexo todos os documentos, notas fiscais e orçamentos realizados, a fim de comprovar os gastos. 

Quando o balancete condominial deve ser apresentado aos moradores?

calculadora e relatorio sobre balancete condominial

O ideal é que o síndico, os responsáveis pelo conselho fiscal ou a administradora do condomínio apresente os resultados de seus balancetes financeiros mensalmente, em assembleias / reuniões presenciais feitas com os moradores.

O acompanhamento mensal pode garantir uma visão mais exata da saúde financeira do condomínio e, dessa forma, as ações de melhorias para o fluxo de caixa do condomínio podem ser tomadas de forma imediata, não precisando esperar até o final do ano para tomar uma decisão, por exemplo.

Mas, como foi comentado antes, alguns condomínios ainda preferem realizar essa ação apenas uma vez por ano.

Por conta da pandemia de coronavírus e também pela dificuldade de conseguir elencar um horário e dia da semana que seja cômodo para a maioria dos moradores participar, uma ótima ideia é realizar a prestação de contas do condomínio de forma online, através do uso de um software de gestão para condomínios.

Essa é uma forma de facilitar o acesso às informações financeiras do condomínio e também otimizar o tempo gasto na elaboração dos relatórios e levantamento de dados necessários para a construção do balancete.

Assim, as tarefas presenciais, manuais e repetitivas passarão a ser automatizadas, oferecendo uma melhor gestão do tempo e produtividade para os síndicos dedicarem em suas outras atribuições profissionais.

O SIN Gestão para condomínios é uma ótima dica de sistema para otimizar o trabalho de síndicos e administradoras de condomínios.

Como a prestação de contas do condomínio deve ser feita / disponibilizada?

Em casos de assembleias presenciais, a prestação de contas deve ser feita através da apresentação das planilhas financeiras mensais do condomínio, dos gráficos e da digitalização dos comprovantes fiscais relacionados às despesas e receitas do empreendimento.

Caso o síndico ou outro membro responsável pela contabilidade do condomínio não tenha habilidade para elaborar esse tipo de material digital, contar com um software de gestão pode facilitar e muito a execução desse tipo de trabalho.

Conheça o controle financeiro empresarial completo do SIN

O SIN oferece em seu sistema a possibilidade de controle financeiro empresarial, contando com inúmeros recursos e rotinas que vão auxiliar na rotina da gestão financeira de condomínios. Veja algumas funções do controle financeiro do SIN:

  • Boletos avulsos;
  • Acordos;
  • Fluxo de caixa;
  • Fluxo financeiro;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de cheques.

Faça agora mesmo um teste grátis do nosso sistema de gestão e veja como ele pode melhorar o desempenho da sua gestão condominial.

ID - Banner - Blog


0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)