A prestação de contas de um condomínio é uma tarefa que deve ser feita por síndicos e administradoras de forma simplificada, organizada e transparente, para que todos os condôminos consigam acompanhar e ter acesso facilitado à saúde financeira do local onde residem.
Mas qual é a forma mais indicada para síndicos e administradoras de condomínios prestarem contas das despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio aos moradores?
Continue a leitura deste artigo que o SIN – Software de Gestão para Condomínios preparou e confira 3 dicas de como verificar as contas do condomínio e evitar fraudes, dívidas e outros problemas financeiros condominiais.
3 dicas de como verificar as contas do condomínio
1 – Organização
Organização é uma característica essencial para síndicos e administradoras de condomínios.
Criar pastas para arquivamento de notas fiscais, relatórios e outros documentos contábeis são ações que podem facilitar a prestação de contas de um condomínio.
As pastas e os documentos devem ser devidamente nomeados e arquivados em locais seguros e organizados, oferecendo facilidade e rapidez ao acesso nos casos em que algum morador, membro do conselho ou outro profissional que faça parte da administração condominial precisar consultar os materiais.
Disponibilizar os documentos, orçamentos, comprovantes e relatórios financeiros do condomínio em um ambiente online aos moradores também é uma dica importante que pode otimizar ainda mais o trabalho de síndicos e administradoras de condomínios.
O acesso online aos documentos financeiros condominiais é uma excelente forma de como verificar as contas do condomínio.
Nesse sentido, o SIN – Software de Gestão para Condomínios é uma plataforma online de controle financeiro empresarial que conta com inúmeros recursos e rotinas que podem tornar a gestão financeira de condomínios menos burocrática, facilitando o acesso às informações.
2 – Conselho Fiscal do Condomínio
O papel do Conselho Fiscal no condomínio é fiscalizar/auditar e oferecer apoio à contabilidade condominial feita pelo síndico ou administradora.
Dessa forma, os condomínios que possuem um Conselho Fiscal correm menos riscos de fraudes e outros problemas financeiros.
Sendo assim, a criação de um Conselho Fiscal pode ser considerada como uma ótima dica sobre como verificar as contas do condomínio.
Lembrando que a contratação de auditoria externa também pode ser solicitada nos casos em que o Conselho Fiscal do condomínio detectar alguma irregularidade.
3 – Assembleias para prestação de contas
A promoção de reuniões de condôminos (assembleias) para apresentação do balancete condominial (mensal ou anual) é uma excelente maneira de divulgar a contabilidade de um condomínio.
É através dele que os moradores conseguem ficar a par do fechamento mensal da contabilidade do condomínio onde moram, as entradas e saídas e financeiras, e os respectivos orçamentos e comprovantes de pagamentos das contas, como seguros e impostos, por exemplo.
Além disso, é uma boa ocasião para o síndico, administradora e Conselho Fiscal recolherem sugestões ou reclamações dos moradores sobre questões do dia a dia que demandam investimentos e gastos com o condomínio.
Como verificar as contas do condomínio através do uso do SIN
O SIN é uma plataforma que oferece controle financeiro empresarial e otimiza a gestão financeira de condomínios.
Elaboração e emissão de boletos avulsos, acordos, fluxo de caixa, fluxo financeiro, conciliação bancária e controle de cheques são algumas das funcionalidades que o SIN oferece aos seus usuários.
Com o SIN a gestão de condomínios se torna muito mais prática e simplificada.
Faça um teste grátis e solicite um orçamento!