A manutenção predial de condomínios é muito importante para detectar, corrigir problemas e manter a funcionalidade das construções.

Neste artigo, vamos definir esse conceito, falar sobre sua importância e como ela pode ser aplicada em condomínios.

Continue a leitura para saber mais!

icondev sin

O que é a manutenção predial de condomínios?

A manutenção predial é um conjunto de atividades que devem ser realizadas para garantir o bom funcionamento e a segurança de uma edificação. 

As atividades são compostas por avaliação, manutenção e correção nos sistemas, equipamentos e áreas comuns de um prédio. 

Essa prática ajuda a detectar falhas e problemas, atende as exigências de segurança e garante melhorias para as construções. 

A manutenção predial é responsabilidade dos síndicos e administradoras de condomínios.

Como fazer a manutenção predial em condomínios?

A manutenção predial deve ser aplicada de acordo com a Norma para manutenção de edificações da ABNT.

Para isso, é preciso implantar um um plano de gestão e manutenção, que institui uma série de rotinas à administração do prédio, apontando quando cada componente da infraestrutura precisa ser revisado. 

Esse planejamento é elaborado a partir de uma inspeção técnica e envolve profissionais especializados, o síndico e os usuários da edificação. 

Os síndicos ou administradores podem contratar empresas que cuidam de toda a manutenção, oferecendo ou terceirizando os serviços definidos pelo plano.

A não realização de manutenção predial pode acarretar a responsabilização civil dos síndicos e administradoras, além de oferecer riscos e falta de segurança aos moradores. 

profissionais analisando um documento em frente aos computadores, trabalhando na manutenção predial de condomínios

Tipos de manutenção predial

São três tipos de manutenção predial de condomínios: preditiva, corretiva e preventiva. 

A manutenção preditiva tem o objetivo de estudar os sistemas e equipamentos que compõem a edificação.

A manutenção preventiva, como o próprio nome sugere, tem o objetivo de prevenir ou impedir falhas de desempenho das instalações ou equipamentos. 

Já a manutenção corretiva diz respeito à correção de erros e desgastes que foram detectados em equipamentos e instalações do prédio.

De modo geral, a manutenção predial de condomínios é responsável pela segurança e pelas funcionalidades de todo o prédio, garantindo a qualidade da construção tanto para administradores quanto para os moradores. 

Para conhecer dicas que podem facilitar a gestão de condomínios, confira o artigo que publicamos recentemente sobre os cuidados na hora de fechar um contrato com um sistema de gestão.

Otimize a gestão do seu condomínio com o SIN

O SIN – Software de Administração de Condomínios é ideal para administradoras ou síndicos que querem organizar e automatizar os processos de gestão condominial.

Dentre suas tantas funcionalidades do SIN, destaca-se a leitura do consumo de gás e água individualizado e também o controle financeiro completo dos gastos com manutenção predial de condomínios.

Além disso, o software também conta com o módulo agenda, que facilita a comunicação entre condôminos e a divulgação de lembretes sobre obras e manutenções prediais.

Acesse o link a seguir para saber mais sobre cobrança de água individualizada em condomínio.

Faça um teste grátis e confira as vantagens dessa plataforma inovadora.

ID - Banner - Blog
0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)