Assuntos que podem facilmente gerar dores de cabeça como: problemas na descarga, chuveiro, eletricidade, gás ou vazamentos no apartamento de fato tiram a paz de qualquer um.

O motivo é um só: todo o transtorno e burocracia que isso tem para resolver com formulários, perícias, laudos e só depois a resolução do problema, até aí é um bom caminho andado.

Hoje vamos te falar tudo sobre vazamento no apartamento e de quem é a responsabilidade caso isso ocorra, então continue lendo para saber.

Entenda como funciona o sistema de encanamento do condomínio

Antes de falarmos de vazamentos no condomínio é válido entendermos como funciona a encanamento de água de um. Ocorre que o condomínio tem dois tipos de encanamento que são:

Rede horizontal

A rede horizontal é ligada à unidade, é nela que distribui a água e esgoto que recebe da vertical. Essa é uma distribuição considerada particular, ou seja, danos nesse encanamento são de responsabilidade do morador.

Rede vertical

Por sua vez, a rede vertical é a coluna principal. É através dela que distribui todo o esgoto e água para todos os andares. Portanto, qualquer problema que ocorrer nessa rede, é de responsabilidade do condomínio arcar com todas as despesas.

Saiba mais sobre como proceder em casos de vazamento entre apartamentos.

Como pode ocorrer um vazamento?

Bom, antes mesmo de pensar em fazer uma reclamação ao condomínio, é muito importante você identificar primeiro o que é um vazamento, abaixo colocamos alguns exemplos:

  • Mofo no apartamento pode ser uma das principais causas;
  • Parede com aspecto saltado, lembrando uma bolha;
  • Parede descascada;
  • Umidade;
  • Manchas no teto ou próximas do chão são fortes indícios que sim, o seu apartamento apresenta vazamentos.

O que fazer no caso de constatar o vazamento?

Nos casos onde seja comprovado que o vazamento foi caracterizado por obras, medidas protetivas ou melhorias, são de responsabilidade e custos de todas as despesas do condomínio.

Importante é que assim que for notado que há vazamentos no apartamento, informar imediatamente o síndico para que o mesmo providencie todos os reparos.

Vazamentos causados pelo condômino

Há situações que sem querer podem causar diversos prejuízos por parte do condômino como: 

  • Bater o prego sem antes se certificar de que não há canos atrás da parede;
  • Notar que está com vazamento, mas demorar para providenciar o reparo;
  • Reformas feitas pelo inquilino;
  • Situações em que o vazamento do condômino de cima causou no apartamento debaixo.

Nessas situações acima é de total responsabilidade que o morador arque com os gastos incluindo também se houver prejuízo no andar abaixo.

O SIN facilita todas as burocracias na hora de resolver um vazamento

Com o SIN – Software de gestão para condomínio é possível resolver essa e muitas outras burocracias de forma fácil e com total satisfação. 

Faça um teste grátis, e confira tudo que o SIN oferece.

0 ComentáriosFechar comentários

Deixe um comentário

Cadastre-se na nossa Newsletter

Seja o primeiro a receber os nossos posts no seu e-mail

Prometemos não enviar spam :)